Pedagogia
CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR
Estratégias e orientações
DEZEMBRO • 2002
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR
Estratégias e orientações
DEZEMBRO • 2002
Brasil. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar : estratégias e orientações. / Secretaria de Educação Especial. – Brasília : MEC ; SEESP, 2002. 35 p.
1. Classe hospitalar. 2. Atendimento pedagógico domiciliar. I. Título.
carta de apresentação
A educação de crianças com necessidades educacionais especiais vem recebendo grande impulso na atualidade. A partir dos movimentos internacionais, a implantação de uma política de inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino, tornou-se um compromisso universal. Nesse contexto, o Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Especial, elaborou um documento com o objetivo de estruturar ações políticas de organização do sistema de atendimento educacional em ambientes hospitalares e domicilares. Esperamos que esse documento possa efetivamente proporcionar-lhe melhores condições de desenvolver sua prática pedagógica, na perspectiva da educação inclusiva, atendendo a diversidade de seus alunos.
Boa leitura!
Marilene Ribeiro dos Santos Secretária de Educação Especial
Sumário
1. 2. 3. 4.
Introdução ................................................................................................................ 07 Princípios e fundamentos ....................................................................................09 Objetivos .................................................................................................................. 13 Organização e funcionamento administrativo e pedagógico das classes hospitalares e do atendimento pedagógico domiciliar ................. 15 4.1. Aspectos físicos do