Pedagogia
A educação deve levar ás crianças, um currículo, colorido, lúdico, atraente, levando-a a experiências e prazeres de buscar novas descobertas, e tendo contato com uma variedade de estímulos.
O professor e o aluno deve aprender que no seu espaço educacional deve ter uma rotina a ser cumprida. Por exemplo, hora de entrar na sala, de atividades, hora de dormir, de lanchar, de brincar e de ir para casa.
A criança desde cedo aprende que na escola tem regras a serem cumpridas, elas devem estar atentas para que o professor estiver falando ou mostrando, quando há alguma criança que não segue estas regras o professor deve procurar formas para chamar sua atenção, é aí que podemos pensar em diversas formas para atrair a sua curiosidade e interesse pela aula dada.
A hora da rodinha é um bom começo para cada professor é através do conhecimento de cada aluno que ele pode chegar ao bom senso, nesse momento o professor tem a oportunidade de saber um pouco sobre cada um e consegue organizar em seu planejamento algo especial que chame a atenção da cada aluno, podendo conhecer as diferentes naturezas.
Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz a ludicidade para sala de aula é muito mais “atitude” lúdica do educador e dos educando. Assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, e não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente uma mudança afetiva.
Podendo citar que na hora de contar historias é um momento de interação, envolvimento e participação às crianças adoram esse momento onde o professor também pode aproveitar para descobrir prazer em conta-las e podendo observar o prazer em ver as crianças descobrindo um mundo da imaginação. As crianças que ainda não estão lendo, elas imaginam tudo que está sendo passado pelo professor, esse é um momento único onde à criança pode desenvolver o seu sentimento de ouvir, pensar e sonhar criando