Forjamento
ESCOLA TÉCNICA BERNARDINA RODRIGUES PADILHA
CURSO DE ELETROMECÂNICA – A2
MECÂNICA
ALECSANDER CASSOL
EVERTON BOEIRA DE SOUZA
PAULO MONDO
Conformação plástica dos metais
Forjamento
Prof. ELIZEU DA SILVA FERREIRA
Vacaria 2010
1 FORJAMENTO
Forjamento é o processo de conformação mecânica, ou seja, mediante aplicação de esforços mecânicos altera-se plasticamente a forma dos materiais. O forjamento é o antecessor de todos os processos de transformação por deformação plástica. As tribos hindus desde 1500 antes de cristo, trabalhavam o ouro, a prata e o ferro. A arte do forjamento foi utilizada até a idade média para a fabricação de armas e armaduras. De todos os processos de fabricação, a conformação mecânica tem um fundamental papel porque produz peças com excelentes propriedades mecânicas com a mínima perda do material, oferecendo assim um menor custo de fabricação.
Parte-se de uma geometria relativamente simples, que após prévio aquecimento ou não, e uma ou mais operações, podemos gerar uma ou mais peças com a mais complexa geometria.
O processo de forjamento pode ser classificado quanto à temperatura de trabalho, ou seja, o material a ser conformado é ou não previamente aquecido a uma determinada temperatura e quanto ao método de aplicação da carga.
1.1 Temperatura
Conformação após aquecimento: Permite grandes deformações; Menores valores de esforços; Boa precisão dimensional. Conformação sem aquecimento: Deformações limitadas; Necessita maiores esforços mecânicos; Ótima precisão.
1.2 Aplicação de Carga
O forjamento pode ser dividido em dois principais métodos: por impacto e por pressão.
1.3 Forjamento por Impacto
O método preferido para forjamento individual, isto é, o “shapeamento” do metal ou outro material é feito