pedagogia
Neste trabalho abordaremos um assunto muito importante, pois trataremos do professor, como a sociedade entende e vê a figura do mesmo.
E como o professor pode trabalhar para a formação de uma escola que ajude e contribuir para a formação de um indivíduo mais ético e político, e também o que a sociedade e o estado podem fazer para contribuir e valorizar a importância do professor, pois o governo e a sociedade tem que solidificar essa valorização tanto apoio cultural e ajudando todo processo de formação continua e gerando recursos para esse processo não ter fim.
1 - Como a sociedade brasileira enxerga o professor?
Há, sem dúvida nenhuma, alguma ignorância no modo como a sociedade vê o educador no que diz respeito ao seu papel funcional atualmente.
O professor sofre com uma inversão moral e de valores éticos quando o assunto em questão é educar seus alunos, ou seja, nossos filhos.
Essa tarefa não é somente do professor, mas também da família ou pior ainda, principalmente da família, porém antes de investir em programas cujo objetivo é intervir nas famílias é preciso reconhecer que há algo de errado no modo como se pratica a relação escola-família (professor X aluno).
Essa, portanto, é uma questão mais política e menos estrutural e devemos fazer com que os legisladores e os membros do poder executivo abracem essa causa e arquem com o ônus que vem no lastro desses fatos para então acabar verdadeiramente com os discursos hipócritas e demagogos de valorização do professor enquanto profissional e ser humano. E partir assim para soluções práticas e concretas.
Além de não responder à realidade, essa imagem idílica só prejudica, uma vez que ofusca os fatos e os problemas e consequentemente atrasa as soluções.
É claro que o professor é importantíssimo e primordial para a educação e os processos educativos em geral e deve ser cobrado como tal, devemos porém reconhecer os limites e associar a figura do