Pedagogia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
MAGDA CRISTINA SEGANTINI ROSA DE OLIVEIRA
REFLEXÃO DA DIFICULDADE EM TRATAR A DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR
Teresópolis
2011
MAGDA CRISTINA SEGANTINI ROSA DE OLIVEIRA
REFLEXÃO DA DIFICULDADE EM TRATAR A DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Cursode Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Psicologia da Educação II, Comunicação e Linguagem, A ação docente a diversidade humana, O trabalho do pedagogo nos espaços educativos.
Prof(s): Lilian Salete, Daniele Fioravante, Fábio, Vilze Vidotte Costa.
Teresópolis
2011
REFLEXÃO DA DIFICULDADE EM TRATAR A DIVERSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR.
INTRODUÇÃO
Ao falar da diversidade temos que saber diferenciar diversidade e desigualdade. Diferença ou diversidade, é uma coisa boa e deve até ser estimulada; já desigualdade é ruim e preconceituosa, pois se perante a biologia o DNA nos faz diferentes uns dos outros porém todos somos da mesma espécie, ou seja, existe a igualdade biológica entre os seres humanos logo o correto é afirmar que somos da Espécie Humana.
E nós da espécie humana possuímos uma enorme diversidade seja cultural, religiosa, étnica outras. Há de se considerar que o século XIX foi marcado por um grande fato (nazismo) oriundo de uma ideologia que supostamente acreditava numa superioridade de raças. Esse evolucionismo social fez com que milhares de pessoas pagassem com a própria vida em genocídios e cenas de tortura sub humanas por conte de uma ausência total de respeito às diferenças sociais, étnicas e outras características da humanidade.
Ao questionar pedagogo, professores e alunos da dificuldade de lidar com a dificuldade no espaço escolar, observei diferentes opiniões que