Pedagogia
CURSO DE PEDAGOGIA
MÔNICA CYANNE DOS SANTOS ARAUJO
O papel do coordenador pedagógico na elaboração e acompanhamento do projeto político pedagógico da escola.
TERESINA (PI)
2012
O papel do coordenador pedagógico na elaboração e acompanhamento do projeto político pedagógico da escola.
Introdução
A participação dos profissionais da escola é de fundamental importância na construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Em especial, o Conselho de Escola e o os Conselhos de Classes são instâncias colegiadas que podem muito contribuir no processo de reflexão, mobilização, na implementação e avaliação do PPP. Em especial, o Conselho de Escola, aqui concebido como instância máxima no processo de tomada de decisão, de participação e de representação dos diversos segmentos da escola, enfim, cabe-lhe papel central em todas as etapas do PPP.
Desenvolvimento
O PPP deve ser elaborado a partir da realidade escolar, utilizando a autonomia prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n° 9.394/96 (BRASIL,1996), fortalecendo a identidade da instituição. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel sendo uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a pratica educativa.
O Projeto Político Pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades, converte-las em metas educacionais e concretas, a decidir o que fazer para alcançar a aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
Construir o projeto político-pedagógico da escola é fundamental, porém não administrá-lo adequadamente não leva a lugar algum. Fatalmente, a escola não atingirá os seus objetivos de forma ótima, com a qualidade que dela esperam os seus alunos, pais, comunidade e sociedade de forma geral.
Cabe ao coordenador