Pedagogia
A escola é a maior referência do processo de ensino e aprendizado, a ela foi dado os papéis fundamentais, no que diz respeito à escolarização no letramento, na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno. Partindo desta visão, percebe-se que o professor, figura central na escola, tem uma relevante missão a assumir.
Nesse sentido, cabe ao educador sugerir propostas que viabilizem a participação positiva do aluno em meio a exigente sociedade moderna, a qual está inserido. Sendo assim, o professor contemporâneo precisa ajustar-se às crescentes mudanças ocorridas diariamente, visto ser ele o agente propulsor na evolução dinâmica do conhecimento.
O trabalho ora exposto tem como foco de estudo "O papel do professor na formação de bons leitores", objetivando mostrar uma minuciosa observação e análise geral do principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes no ambiente escolar, que é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura e escrita, e tais instrumentos de ensino são pontes indispensáveis para formar cidadãos críticos e livres, servindo como suporte no crescimento político, econômico e cultural de toda uma sociedade.
A presente pesquisa monográfica está dividida em 03 capítulos, sendo que estes abordam temáticas distintas, contudo todas relacionadas à função do professor na formação de "bons leitores".
Entretanto, para a realização desse importante trabalho foi preciso recorrer a toda uma fundamentação teórica encontrada nas obras de alguns autores, como Ângela Kleiman, Vygotsky, Paulo Freire, Orlandi e outros autores importantes que embasaram essa importante pesquisa monográfica através de suas concepções educacionais. Concepções essas onde saber ler é uma exigência da sociedade moderna.
Assim, a tarefa de levantar, consolidar e analisar dados e informações pertinentes à "leitura" é extremamente desafiante. O misterioso desafio sobre a "leitura" ou a "prática de leitura" como instrumento eficaz para garantir o livre exercício