Pedagogia
Larissa Da Costa Gomes
RA: B926589
1- Por quem foi criado a teoria? Em que ano? E quando no Brasil começa a ser definida?
A teoria foi crida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1979), teve uma grande divulgação em nosso país. Geralmente sob o rótulo de "construtivismo" , tem sido desde os anos 1980, bastante difundida nas formação inicial e continuada de nossos professores e faz parte da fundamentação de documentos do MEC, como, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa, de primeira a quarta série, instituídos em 1996.
2- O que é sistema de escrita alfabética? é uma comunicação por símbolos (grafemas) usado para registrar uma língua falada, com a proposta de comunicação.
3- O que é sistema de notação alfabética?
É um processo que o indivíduo analfabeto passa a compreender as regras do funcionamento da escrita.
4- Por que a escrita alfabética é um sistema notacional e não um código? Porque a visão tradicional de alfabetização pressupõe que o aluno aprende repetindo e memorizando.
5- Na teoria da psicogênese o que um analfabeto precisa para ser alfabetizado? Deve aprender um código ou sistema notacional? Por que?
Não, porque o exame de soma surgiu e funciona o código Morse, usado na telegrafia, parece-me bom para compreendermos o que há de singular com esse tipo de aprendizagem, e entendemos porque a metáfora do código não descreve e não explica adequadamente o processo vivido pelo aprendiz da escrita alfabética .
O que um analfabeto precisa para ser considerado alfabetizado, o que ele precisa dominar?
Escrever com letras que não podem ser inventadas, que têm repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos;
A ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada;
Uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras, ao mesmo tempo em que distintas palavras