pedagogia
Para compreender a história da matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram, que foram desenvolvidas com grande esforço e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.
Para a construção de números tem-se o seguinte:
Os pastores de ovelhas tinham necessidades de controlar os rebanhos. Precisavam saber se não faltavam ovelhas. Como os pastores podiam saber se alguma ovelha se perdera ou se outras haviam se juntado ao rebanho?
Alguns vestígios indicam que os pastores faziam o controle de seu rebanho usando conjuntos de pedras. Ao soltar as ovelhas, o pastor separava uma pedra para cada animal que passava e guardava o monte de pedras. Quando os animais voltavam, o pastor retirava do monte uma pedra para cada ovelha que passava. Se sobrassem pedras, ficaria sabendo que havia perdido ovelhas. Se faltassem pedras, saberia que o rebanho havia aumentado. Desta forma mantinha tudo sob controle. Uma ligação do tipo: para cada ovelha, uma pedra chama-se, em Matemática, correspondência um a um.
Os primeiros registros de números são em pedaços de pau com talhos, pedaços de barro com marcas e cordas com nós. Tudo era feito para que a humanidade pode-se se organizar e se comunicar melhor, para que assim no futuro a humanidade conseguisse realizar cálculos como adição, subtração, multiplicação, divisão entre outros, como realizamos hoje, os cálculos foram mudando com o tempo e hoje podemos afirmar que eles não vieram para dificultar e sim para melhorar nossas vidas imagine só como seria a humanidade sem os números sem os cálculos enfim sem a matemática seria tudo mais