PEDAGOGIA
DE
INSTRUÇÃO
JOGO: CAI NÃO CAI
Sobre o jogo
Objetivo: além da interação e diversão, o "cai não cai" promove a autoconfiança, favorece a atenção, a observação, a percepção de senso de equilíbrio e a agilidade - tanto física quanto mental.
Número de jogadores: até 4 crianças por peça.
Regras: após cada uma delas escolher uma cor, durante a sua jogada, ela deve retirar o palito correspondente sem derrubar as bolinhas. Para tanto, terá que observar a posição conjunta de todos os elementos, para escolher o menos comprometedor. Caso uma ou mais bolinhas caiam, a criança deverá retirá-las para si.
Vencedor: ganha, no final, quem ficar com o menor número de bolinhas.
Desafio: após as crianças jogarem com as regras definidas, proponha a criação de novos princípios para a atividade (como estipular valores para os palitos ou bolinhas em cada jogada; nunca ficar com número ímpar ou par de bolinhas; repetir a jogada caso a bolinha não caia etc.).
Acadêmicas: Daniella Camargo e Iraci Caetano
Turma – Pedagogia – 2 Semestre.
A educação como instrumento social básico é entendido aqui como direito humano, que deve ser garantido pela família e pelo Estado. Mas, acima de tudo significa prática de vida em todas as instâncias (PCN, 2005) Assim, levando em conta que vários teóricos afirmam que a participação da família na escola possibilita um melhor desempenho escolar das crianças é que no desenvolvimento desta pesquisa buscaremos analisar os condicionantes que levam os pais à não participarem efetivamente da vida escolar de seus filhos, transferindo em muitos casos a responsabilidade total da educação da criança para a escola. A criança como todo ser humano é um sujeito histórico e social que faz parte de uma organização familiar e, se encontra inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura e vivencia um momento