pedagogia
O artigo tem por objetivo desenvolver um conceito de Pedagogia a partir da constatação da sua finalidade e do seu significado. Parte-se do princípio de que, enquanto teoria da educação, a Pedagogia tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa.
Assim o que se propõe é identificar a Pedagogia como campo do conhecimento sobre e na educação, considerando que a Pedagogia desenvolveu-se historicamente a partir do ensino, enquanto expressão mais bem acabada das práticas educacionais, de modo que este constituiu a ampliação do entendimento do conceito de Pedagogia.
Daí a importância de se atribuir à reflexão filosófica a articulação e a seleção dos diferentes saberes que integram o conhecimento pedagógico.
DESENVOLVIMENTO
A Pedagogia é a ciência da qual os profissionais da Educação devem-se valer para elaborar a reflexão sobre a sua ação que, por sua vez, constitui a própria ciência pedagógica. O pensamento crítico sobre a prática educativa elabora a teoria que a organiza e a inspira, equilibrando a experiência social com a instância ideal de teorização. No entanto, embora o processo de reflexão, tanto individual como coletivo, seja a base para a sistematização de princípios norteadores de possíveis ações, e nunca de modelos, não se orienta por uma visão reduzida ou simplista de realidade.
Como "ciência da educação em geral", apresenta "os fundamentos e fins da educação, o sujeito da educação, o educador e todos os tipos e modalidades de educação" (Quintanas Cabanas apud Libâneo, 2007, p. 4). Ela tem, contudo, um sentido muito mais amplo, sendo "um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa", expressando assim finalidades sociopolíticas (Libâneo, 2004, p. 30-31).
A