Pedagogia
Redação de Conclusão de Curso
Curso: Trabalhando com Deficientes Auditivos
1. INTRODUÇÃO:
Este texto tem como objetivo mostrar o significado da deficiência auditiva, bem como a funcionalidade e sua participação no meio social. Também, podemos trabalhar sobre a importância de desenvolver as habilidades para essas pessoas que possui alguma deficiência auditiva.
.
2. DESENVOLVIMENTO:
A deficiência auditiva, segundo a Enciclopédia Wikipédia, é a perda parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças. Através da audição, adquirimos a linguagem e trocamos informações, facilitando a comunicação com outras pessoas. Por isso, é muito importante no desenvolvimento intelectual integração social, pois, sem ela ficaremos incapacitados e isolados, com a linguagem num mundo cheio de significações. O surdo, a partir desse mundo de significado, precisa muito de uma língua.
O ser humano, quando criança, inicia a sua fase de desenvolvimento da linguagem por imitação do som depois do balbucio quando aparecem as primeiras palavras. Já a criança que nasce surda pode ter as mesmas possibilidades intelectuais e habilidades do aparelho fonador de uma criança ouvinte, porém não pode reproduzir os sons que não ouve. Não possui experiência ou imagens mentais auditivas que possam recorrer e com isso a descoberta e o diagnóstico precoce são muito importantes, para o início de um trabalho adequado ao tipo de deficiência.
Para trabalhar as habilidades com alunos que apresenta surdez, é importante o ensinamento sobre LIBRAS. Para alfabetização, primeiramente deve ter atendimento educacional ou clínico, logo que seja detectada a perda auditiva. Logo que seja detectada a perda, haja indicação do aparelho de amplificação sonoro individual adequado e, consequentemente, a estimulação dos resíduos auditivos; daí, a criança deverá passar por um período pré-escolar onde desenvolverá linguagem em nível de recepção e