Design
Nome do Polo: Lucas do Rio Verde
Nome Tutor (a):
Matéria: Fundamentos de Design para Web
Nome Aluno (a): Edson Luis Vecchietti
Pesquise obras que representem cada um dos movimentos de design (a partir da página 52 do livro texto) e faça um documento (texto) com ao menos uma obra de cada movimento e eleja aquele movimento que você mais se identifica, ou seja, aquele que você julga ser o mais interessante, trazendo mais uma imagem de obra deste movimento, justificando sua escolha.
Os movimentos que vieram enriquecer a história do design, são respectivamente:
1. Shakers ,
O exemplo mais estudado das influências pioneiras no design moderno quanto a requisitos de simplicidade e funcionalidade, é o do movimento dos Shakers (estabelecido em 1774 nos EUA). Para os Shakers, a estética aliava-se à ética do conceito de que «o que é prático é belo».
A Comunidade dos Shaker data do fim do século xviii – um grupo cristão, fundado nos EUA por Ann Lee, imigrante vinda da Inglaterra. Originaram deste movimento cerca de 20 comunidades Shaker, na Nova Inglaterra, no Kentucky, Ohio e Indiana. Implantado o celibato como regra de vida geral, o crescimento verificou-se por adopção de novos membros, vindos do mundo exterior.
Toda a propriedade era colectiva. Supostamente, hoje restam apenas 6 (seis) Shakers praticantes. Com base numa economia auto-suficiente, todos os móveis, ferramentas e meios de produção eram fabricados artesanalmente (mais tarde, em regime semi-industrial) na comunidade, para seu próprio uso ou para venda externa; deviam de ser realizados conscientemente, o melhor possível, simples e sem elementos supérfluos, como, por exemplo, decorações.
2. Arts na Crafts
O movimento de reforma Arts and Crafts — uma busca pelo «autêntico» e «significativo» — deve-se em grande parte à acção do artista, poeta, tipógrafo e agitador social William Morris. Quando a produção industrial se tornava já um facto consumado,