respostas citologia
6.1. Quais as funções do tecido muscular? E quais as suas características?
Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias.
As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamento protéico: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células.
6.2. Quais os tipos de tecido muscular encontrado? Diferencie-os.
Há três tipos de tecido muscular: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso. Cada um deles tem características próprias, adequadas ao papel que desempenham no organismo.
O músculo estriado esquelético está presente em maior quantidade no corpo humano. Ele está preso ao nosso esqueleto através dos tendões e permite que realizemos movimentos variados como andar, correr, pegar ou manipular objetos.
6.3. O que é sarcolema, sarcoplasma e retículo sarcoplasmático?
O sarcolema é a membrana celular da fibra muscular. o sarcoplasma contém substâncias químicas necessárias à contração muscular, entre as quais o glicogénio, o trifosfatode adenosina e a fosfocreatinina. O sarcoplasma dos músculos muito ativos é rico em ribossomas. rede de túbulos e cisternas localizada no citoplasma de músculos esqueléticos. Participam na contração e no relaxamento dos músculos através da liberação e armazenamento de íons cálcio.
6.4. Descreva e diferencie endomísio, perimísio e epimisio.
No músculo estriado esquelético, as células (ou fibras) agrupam-se em feixes, que são envolvidos por tecido conjuntivo denso não modelado, o epimísio.
Este envia septos para o interior, o perimísio, dividindo o feixe em fascículos e levando vasos sanguíneos e linfáticos. Cada célula muscular é envolvida pela lâmina basal e por fibras reticulares que formam o endomísio.