Pedagogia
esumo: Grandes mudanças vêm ocorrendo no âmbito da sociedade e que atingem nossas crianças, jovens e adolescentes que freqüentam a escola, surgindo o seguinte questionamento qual o pael da escola frente essa realidade. Esse é o principal foco deste artigo.
Palavras-Chave: Escola, sociedade, cidadania, democracia, informacional.
Diante das constantes mudanças ocorridas na sociedade é pertinente refletirmos sobre a organização do espaço escolar dentro de uma “sociedade técnica/científico-informal” (LIBÂNEO, 2001, p. 40), um espaço escolar, capaz de fazer frente a essas inovações na sociedade capitalista (neoliberal) que conseqüentemente modificam as relações entre as pessoas, tornando-as mais estimuladas a competir entre si mesmas. O neoliberalismo: “prega o individualismo e a naturalização da exclusão social, considerando como sacrifício inevitável no processo de modernização e globalização da sociedade” (LIBÂNEO, 2001, p. 39).
A ótica neoliberal impulsiona os indivíduos a darem o máximo de si mesmo para conseguirem sair da margem do contexto social dos excluídos, e serem inseridos num ambiente que para eles é mais cômodo, mesmo que o custo dessa transposição seja a exploração de sua mão-de-obra e de “quem cumpre seu dever (...), quem trabalha com a força e energia de maneira responsável (...) ocupando sem reclamar, seu lugar na pirâmide social” (GANDIN, 1994, p.14).
Outro aspecto que merece destaque é a revolução informacional, que visa a expansão e apropriação de aspectos culturais e informacionais, que de forma minuciosa (re) modifica o contexto de relação entre famílias-famílias, indivíduos-indivíduos, educando(a)-escola, indivíduo-sociedade, deixando-os serem domesticados pelas informações midiáticas.
(...) A informação é necessária, mas ela vem exercendo um domínio cada vez mais forte sobre as pessoas, cada vez mais escravizadas por ela. Informação não é sinônimo do conhecimento, por si só ela não propicia o