Pedagogia
Linha da pesquisa: Científica
Autora: SOUSA, Eunice Jorge de
FAS – Medicilãndia /PA e-mail: enycejorge@hotmail.com.br
Resumo
O presente trabalho objetiva fazer um paralelo entre os conceitos de cidadania e ética no contexto histórico enos dias atuais, bem como abordar a importância do conhecimento do ECA (Estatuto daCriança e do Adolescente)para a escola, definindo medidas que deverão ser adotadas, e quais as garantias individuais e coletivas para esse problema, impondo inclusive os deveres. Percebeu-se, com o aprofundamento do tema, que a educação das crianças é uma das principais ferramentas para desenvolver, em sua plenitude, o futuro cidadão, sendo esta de responsabilidade compartilhada entre Estado, família e sociedade, estabelecida como um direito social.
Palavras-chave:Ética, cidadania, educação.
INTRODUÇÃO
Desde os povos mais primitivos até os mais modernos, desde pequenas aldeias até grandes civilizações, todos os seres humanos, sem exceção, estão sujeitos à Ética e a Cidadania. A Ética e a Cidadania, uma vez presentes em todas as sociedades, são os elementos integradores do indivíduo com o grupo social em que vive. Contudo, a história parece nos mostrar que as relações éticas não possuem uma forma única ou um modelo único, para o qual todos devem se direcionar se quiserem atingir o fim esperado.
Em outras palavras, podemos dizer que não existe um manual ético capaz de resolver os problemas que cada indivíduo, cada grupo humano ou que cada situação exige, pois a vida em sociedade se insere num plano geral e complexo. Se quisermos conhecer as relações éticas e de cidadania que integram a escola, A educação deve ser um espaço democrático por excelência, no qual ocorre a reconstrução da experiência. Para tanto, a relação ética é fundamental, pois é ela que assegura que uma determinada comunidade seja democrática e livre. Sem que haja ética nas relações, não há democracia muito menos