Pedagogia
”Segundo o dicionário Aurélio, a expressão projeto vem do latim projectu, ’Lançado para diante. Ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema’. (Ferreira, 2003). Quando nos referimos ao termo político, é porque entendemos que toda ação pedagógica é, também, uma ação política, não no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo. Segundo Vasconcellos (2002:169), projeto político-pedagógico é “a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.”Antes de tudo um projeto ideológico, visando os resultados pedagógicos e estabelecendo metas, objetivos e estratégias para conseguir seus ideias da melhor forma possível.
Ao construir um projeto politico pedagógico, temos que levar em conta a realidade das escolas, analisando seus professores, gestão, alunos e pais estabelecendo assim, um plano adequado para cada instituição.
O nosso trabalho tem como foco principal mostrar como a escola rural, analisando as suas dificuldades e superações. Mostrando que para quem tem força de vontade, o impossível é uma palavra inexistente ao seu vocabulário.
Pesquisamos uma escola onde não tem tecnologia e nem recursos como uma escola da zona urbana tem. Mas são ricos de persistência e amor ao