Pedagogia
Faça uma leitura criteriosa das aulas 07, 08 e 09, visando responder o questionamento a partir da seguinte afirmação. A organização escolar no Brasil colônia está profundamente vinculada à política colonizadora dos portugueses, no qual não tinha o objetivo de escolarização, portanto, os filhos dos senhores colonizadores eram preparados pelos nossos primeiros professores – os jesuítas para estudar na Europa, já as etnias indígenas (nativas) e posteriormente as nações africanas (os chamados de negros), apenas era oferecido o adestramente através da catequese. Com a Proclamação da República no Brasil, em 1889, houve a separação entre a Igreja e o Estado (escola laica). Esta separação teve repercussão na educação escolar que, a partir de 1920, passou a ser concebida e realizada por um grupo de educadores inspirados nos ideais escolanovistas. Baseado na afirmação acima, como se deu a educação dos imigrantes, quais os aspectos negativos de excludência das etnias indígenas e das nações africanas ao longo da História da educação brasileira? Faça uma pesquisa na internet e explique com suas palavras a presença das cotas para índios e negros no contexto atual e da disciplina .
Resposta
A catequese do escravo, reduzida à expressão mais simples no aprendizado dos símbolos da fé, guardava o propósito de integrá-los desigualmente, num mundo de brancos e senhores.
É necessário lembrar que a catequese do indígena era intrinsecamente diferente da do negro. Primeiro, porque o indígena era um homem livre, natural da terra, protegido pela Igreja e pela própria justificação da colonização, objeto de bula papal. Assim, o indígena era aldeão do; nos aldeamentos e nas missões se dava a sua catequese, enquanto que a catequese do negro se dava no espaço do branco, - nas fazendas ou nas cidades, como escravizado.
De acordo com a lei 12.711