pedagogia
PÂMELA ROBERTA FERREIRA
SÍNTESE
CAMPO GRANDE / MS
29 DE OUTUBRO DE 2014.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Curso de Pedagogia / CCHS / UFMS
Iniciação Científica
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Orientador: Professor Antônio Lino Rodrigues de Sá
Orientandos (as): Pâmela Roberta Ferreira SÍNTESE
Referência: Carolina de Roig Catini, A Crítica à Educação em Marx: discussões sobre a Educação e Trabalho na teoria marxiana.
Vemos nos trechos de Marx questões fundamentais sobre a educação que nos leva a refletir sobre a pratica educacional e a teoria nos dias atuais. Na realidade as dificuldades que esta imposta de uma maneira muita clara, com a expansão do ensino público, a separação completa do trabalho produtivo da escolarização, e com o controle da educação em modos desenvolvidos pelo Estado, nos faz pensar na necessidade de uma renovação teórica.
É preciso levar em conta a necessidade de crítica sobre o papel da educação, para o seu desenvolvimento na atualidade. Esta critica deve ser usada para interpretar no momento atual o papel do capitalismo, seu desenvolvimento e sua contribuição para a permanência da divisão social e da reprodução da autoridade do capital em outros espaços sociais diferentes do de produção. Se levarmos em consideração as mudanças no trabalho e as relações possíveis da ciência e do conhecimento, poderíamos identificar se as formas já existentes destas relações definiriam ou delinearia relações no mundo do trabalho.
Analisando esses trechos da obra de Marx, podemos ver que a educação foi alvo de breves discussões. A educação em Marx é pensada filosoficamente como uma atividade essencial à dinâmica das sociedades. Só podemos entende-la como espaço permeado de choques, de conflitos, marcados pela colisão de valores interesses e convicções que correspondem