Pedagogia
“Com a mão na massa – parte 2”
Elabore uma atividade de produção textual pensando na sua escola de referência. Posteriormente, aponte e analise os pontos fortes da atividade de acordo com o contexto dos alunos para os quais essa atividade foi pensada. Pode ser uma adaptação de atividade vista na Unidade 2. Na sua proposta de atividade, apresente:
a) o nível para o qual será aplicada a atividade; (idade, série)
b) objetivos esperados;
c) proposta;
d) método de aplicação;
e) materiais utilizados.
A agenda telefônica da turma
Objetivos
- Identificar a letra inicial dos nomes dos alunos.
- Utilizar a ordem alfabética para inserção de nomes na agenda telefônica.
- Reconhecer os contextos de uso da agenda telefônica.
Conteúdos
- Ordem alfabética.
- Procedimentos de uso da agenda telefônica.
Anos
1º e 2º anos.
Tempo estimado
Quatro aulas.
Material necessário
Vários modelos de agenda de telefone para reconhecimento e uma agenda nova para cada aluno, fichas com os nomes de todos os estudantes do grupo.
Flexibilização para deficiência intelectual
Letras móveis e tarjas com os nomes dos estudantes.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente vários modelos de agenda e converse com as crianças sobre as situações de uso. Pergunte a respeito das ocasiões em que elas costumam ver os adultos utilizando esse objeto e sugira que citem situações em que precisariam fazer isso também. Por exemplo, telefonar para um colega e convidá-lo para ir à sua casa ou até uma pizzaria. Desafie-as a observar os diferentes aspectos da organização de uma agenda: o tamanho, os espaços reservados para a escrita dos diferentes dados, as letras que a subdividem etc.
2ª etapa
Questione a necessidade dos nomes e dos números a serem registrados por escrito na agenda. Por que não podemos guardar essas informações na memória? Indagações como essa ajudam a compreender que a agenda permite