pedagogia
O iluminismo é um período que marca o fim da transição entre feudalismo e capitalismo, surge em uma época de grandes transformações tecnológicas, com a invenção do tear mecânico, da máquina a vapor, entre outras.
Para os teóricos do Iluminismo o homem é naturalmente bom e todos nascem iguais,Para Rousseau o homem nasce bom e sem vícios – o bom selvagem – mas depois é pervertido pela sociedade civilizada. Defende a pequena burguesia e inspira os ideais da Revolução Francesa.
Na ordem natural os homens são todos iguais,a sua vocação comum é o estado de homem e, qualquer pessoa que seja bem educada para isso,não pode exercer mal esse estado.'' O homem que mais viveu não é o que conta mais anos mas aquele que mais sentiu a vida''(Rousseau p.3)
Toda maldade vem da fraqueza. A criança é má porque é fraca,tornai-a forte,e será boa,aquele que tivesse poder para tudo,nunca faria mal.
'' Que corra,que se debata, que caia cem vezes por dia,tanto melhor. Mais cedo aprenderá a se levantar''( Rousseau p.3)
É assim que tornamos a criança paciente,igual,resignada,calma,mesmo quando não obtiver aquilo que desejou porque é próprio da natureza humana suportar com paciência a necessidade das coisas mas não a má vontade alheia.
A primeira educação deve ser puramente negativa. Consiste em garantir o coração contra o vicio, e o espírito contra o erro, e não ensinar nem a virtude nem a verdade. A única lição de moral que convém a infância e a mais importante para toda a idade, é a única fazer mal a ninguém.
''Não se trata de saber tudo o que existe, mas o que é verdadeiramente útil''(Rousseau p.4).
Nem um outro livro que não seja o mundo, nem uma outra instrução que não seja os fatos.Fazei com que nossos alunos estejam atentos aos fatos da natureza,mas, para alimentar a sua curiosidade,não vos apressais nunca em atenazá-la,que ela saiba as coisas porque as compreendeu por si e nunca porque haveis dito