Pedagogia
Maria Montesson (1870- 1952), nascida na Itália, chegou à pedagogia por caminhos indiretos. Foi a primeira mulher de seu pai a doutorar-se em medicina. Seus múltiplos interesses levaram-na a estudos diversos. Dedicou-se inicialmente as crianças deficientes, depois as crianças "normais". Em 1909 ela publicou os princípios básicos de seu método.
* A ORIGEM DO METODO
Foi em 6 de janeiro de 1906, quando se inaugurou a primeira escola para crianças normais de três a seis anos. O projeto inicial fora o de juntar os filhos pequenos dos operários que habitavam um prédio popular, para que não ficassem abandonados pelas escadas e não sujassem as paredes e nem fizessem estragos. Para isso foi fornecida uma sala do próprio prédio e que serviria de refúgio, de creche. Foi quando solicitaram a Maria Montessori que se encarregasse dessa instituição que poderia Ter um belo futuro. Montessori relata em seu livro Secreto dell' Infanzia que é lógico supor que os mesmos métodos que tinham produzido grande resultado educativo nos deficientes pudessem constituir uma verdadeira chave para auxiliar o desenvolvimento de crianças normais, e que todos os métodos que haviam dado bons resultados na reeducação das crianças deficientes mentais, e na melhoria das perturbadas, contivessem os princípios de uma higiene mental ótima para ajudar o desenvolvimento de espíritos normais e fortes.
* PROPOSTA
Montessori propunha despertar a atividade infantil através do estímulo e promover a auto-educação da criança, colocando meios adequados de trabalho a sua disposição. O educador não atua diretamente sobre a criança, mas oferece meios para a sua autoformação. Sua filosofia possui bases científicas para o perfeito desenvolvimento do educando, cuidando não apenas de seu desenvolvimento físico ou intelectual, mas dando grande realce ao seu conteúdo moral