Pedagogia
INTRODUÇÃO
Este Memorial apresenta, de forma discursiva, circunstanciada e numa perspectiva histórica, período de formação e na atuação profissional. São destacados os elementos constitutivos desse trajeto que foram fundamentais para a sua dinâmica e que acabaram servindo como referências para o universo de possibilidades em termos de novas perspectivas de formação e de atuação.
Ele resulta de algumas reflexões sobre a educação e a alfabetização, diante das comparações de minha infância e toda a visão diante de minha prática como educadora, descobrir também, uma motivação muito especial para trabalhar na Inclusão, motivação resultante do meu dia a dia de contato com os alunos da escola primária onde trabalhava apenas com meus conhecimentos provindos do Magistério.
Percebi que dar aula, enfim, é muito mais que alfabetizar e se esses estudantes de hoje são o futuro de nosso país precisamos orientá-los, ajudando os a buscar, compreender, assimilar e integrar a informação para poder transformá-la em conhecimento.
Dar aula é ensinar e transmitir o que se sabe a quem quer saber, dividir a sabedoria e se queremos fazer de nossos alunos cidadãos críticos, vamos ser mestres, aquele que consegue ultrapassar o que aprendeu e aplicar seus conhecimentos no cotidiano do aluno, fazendo com que ele tenha interesse em aprender e coloque em prática o seu saber.
1. As Memórias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola.
Entrar na escola foi algo tão marcante que ainda lembro das primeiras aulas, da primeira professora Tia Alcy, da escola e tudo mais que