pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 o que é ser pedagogo? 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade é notado que o pedagogo deve se colocar na condição de aprendiz para buscar desenvolver sua tarefa com profissionalismo, responsabilidade, pois o mesmo encontra-se presente no mercado de trabalho tanto formal quanto informal por desenvolver funções que vão além da docência e da escola. Este trabalho interdisciplinar individual tem como objetivo primeiro compreender a natureza e as especificidades do curso superior e sua importância na sociedade atual. O mesmo terá como subsídio o artigo de Libâneo intitulado “Natureza e identidade da pedagogia. O que é pedagogia e quem é o pedagogo”. Para que seja respondida a pergunta: o que é ser pedagogo para você? Iniciaremos com a trajetória histórica do curso de pedagogia no Brasil, o contexto do pedagogo e finalmente debateremos sobre a questão chave do trabalho, respondendo o que é ser pedagogo para mim.
2 o que é ser pedagogo?
A partir da leitura do artigo de Libâneo intitulado “Natureza e identidade da pedagogia. O que é pedagogia e quem é o pedagogo” entendemos a relevância de começar o texto a partir do histórico do Curso de Pedagogia, visto que por muito tempo e até mesmo nos dias atuais, erroneamente, ainda há o conceito a partir de conhecimentos empíricos, até mesmo de alguns pedagogos de que pedagogia é ensino e/ou modo de ensinar, que a pessoa estuda pedagogia para ensinar crianças. Isso começou a partir da década de 30, mediante a ascendência implícita dos “pioneiros da educação nova”.
Sendo assim acredita-se ser importante discorrer sobre o histórico do Curso de Pedagogia no Brasil, que por toda sua história teve fixado como dito anteriormente, seu propósito de estudo e principal intenção os processos educativos em escolas e em ambientes diversos, e