Pedagogia
1. IDENTIFICAÇÃO:
1.1. Tema Construindo uma historia de igualdade e de oportunidades para todos.
1.2. Modalidade Leitura e reflexão, pesquisa, exposição, vídeo
1.3. Organizadores Professores de AEE.
1.4. Público Alvo Alunos da Educação Infantil (Pré I e Pré II) e alunos do ensino Fundamental I e II.
1.5. Prof. Responsáveis Professores de AEE, supervisores e professores da sala regular.
1.6. Comprovação Projeto dos docentes, apresentação e exposição dos trabalhos dos alunos.
2. INTRODUÇÂO:
Para Mantoan ( 2006), a inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças, pois permite perceber a importância do outro em nosso convívio social e de cada indivíduo como “peça integrante” da nossa sociedade. A inclusão da pessoa com deficiência é de suma importância para o convívio social e para a aquisição da cidadania.
Pensar o deficiente como sujeito capaz de promover mudanças no meio onde vive é pensar uma sociedade justa e solidária. Assim, a Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla visa despertar a sociedade, de modo geral, para as a causas ligadas a pessoa com deficiência.
Segundo Teorilang (2002), os deficientes são diferentes, mas não querem ser transformados em “desiguais”, pois suas vidas necessitam apenas de recursos especiais. As políticas sociais voltadas para o bem estar das pessoas com deficiência precisam ser aprimoradas no contexto nacional.
O projeto da Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla permite repensar quais as atitudes necessárias para a aquisição dos benefícios que já estão garantidos pela Constituição Nacional, mas que muitas vezes não são atendidos.
3. JUSTIFICATIVA:
As pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, assim como as demais, representam um papel importante na sociedade. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU 2014), cerca de 10% da