151147030353

2274 palavras 10 páginas
Apostila de Teoria da Contabilidade PARTE 1 Prof.ª RITA AMORIM
Introdução
Origem da Contabilidade:

Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 aC, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.
As primeiras anotações eram feitas em termos físicos pois somente havia trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 aC, este quadro se alterou, por ocasião do surgimento da moeda.
Há informações que os primeiros rudimentos de balanço surgiram no ano de 1.300 em Florença, Itália.
A Teoria da Contabilidade possui papel fundamental, pois é por meio dela que a prática contábil busca seu embasamento. É a Teoria que dita o como fazer da Contabilidade, que dispõe à Contabilidade as Normas que regulamentam a conduta e os Princípios que subsidiam a prática contábil. Em uma ciência, é impossível separar a teoria da prática, ambas têm que andar juntas, a primeira fornecendo base para a segunda. Na elaboração das demonstrações contábeis, por exemplo, se não houvesse o embasamento das normas, não haveria padronização, o que dificultaria sua análise e o entendimento por parte dos usuários.
A contabilidade busca com apoio de embasamento teórico, criar, aprimorar e desenvolver métodos e modelos de gestão. A disciplina de Teoria de a Contabilidade objetiva desenvolver o senso crítico dos pesquisadores da área, embora tenha sido discutida e estudada a muito tempo, somente a partir de 1994, passou a ser exigida e integrada em todos os currículos dos cursos de ciências contábeis do Brasil (IUDÍCIBUS; MARION, 1999).
Contabilidade
É uma ciência social que estuda e controla o patrimônio e possui objetivo, objeto e se inter-relaciona com Economia e Administração e muda ao longo da história.
Definições:
“Processo de identificar, mensurar e comunicar informações econômicas para permitir julgamentos e decisões fundamentais para os usuários

Relacionados