humanizaçao na assistencia
Sabemos que a enfermagem moderna baseia-se no cuidado. Este tem papel fundamental durante o tratamento do cliente e é peça chave na construção da assistência adequada.
Esta pesquisa apresentará as diversas definições para o cuidado e suas aplicações na sociedade, levando à compreensão da importância de entender o mesmo de forma teórica, cultural e política, devendo ser tratado como ciência.
Se tratando de assistência ao cliente faz-se necessário aprimorar as definições e técnicas que serão empregadas no trabalho diário do profissional e em como formar profissionais que compreendem a importância da arte de cuidar.
A influência se deu através da busca pelas definições do cuidado e a forma como deve ser aplicado na assistência, tendo como objetivo enriquecer nosso intelecto e auxiliar na elaboração da atividade prática supervisionada.
RESGATE HISTÓRICO:ENFERMAGEM E A ARTE DO CUIDAR
De acordo com o artigo acima citado, levando-se em consideração a história, o hospital era um local que abrigava pobres e doentes que não tinham condições de tratamento em casa e normalmente quem prestava o atendimento eram religiosas e leigas que buscavam sua própria.
Até o século XVIII os hospitais enfrentavam o atendimento de muitas doenças infectocontagiosas e a falta de pessoas qualificadas para cuidar dos doentes e é ai que a enfermagem passa a atuar, e Florence Nightingale passa a trabalhar junto aos soldados feridos em combate na guerra da Criméia, se tornando personagem maior do significado da atividade de enfermagem.
Ainda segundo MARTIM(2003), com o passar do tempo, a visão do hospital mudou, e o avanço da medicina favoreceu essa reorganização, os enfermeiros já não mais são leigos, se profissionalizaram e se especializaram, tendo então reconhecimento da importância do seu trabalho na sociedade.
O profissional de enfermagem fica responsável por muitas vidas diariamente dando assistência direta ou não.O objetivo