pedagogia
Não se pode falar sobre abordagem sociocultural sem citar o nome de Paulo Freire, um dos educadores mais importante do Brasil. Foi através do seu método, conhecido como “Método Paulo Freire”, que deixou sua contribuição ao Sistema Educacional Brasileiro no início dos anos 60, mostrando os reflexos deste método tanto na Alfabetização de Jovens e Adultos como em outras áreas de ensino que abrangem até a Universidade. (RAMEH, 2005) Segundo Rameh (2005), Paulo Freire empreendeu através de seu método uma forma de alfabetizar respaldada no diálogo e na conscientização, propiciando educando motivados, desinibidos e autoconfiantes. Freire estudou, pensou, refletiu, pesquisou e propôs uma educação emancipadora para o trabalhador e a trabalhadora.
O “MÉTODO PAULO FREIRE” ESTÁ ESTRUTURADO EM TRÊS ETAPAS:
1) Etapa de Investigação: aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia.
2) Etapa de Tematização: aqui eles codificam e decodificam esses temas, buscando o seu significado social, tomando assim consciência do mundo vivido.
3) Etapa de Problematização: aluno e professor buscam superar uma primeira visão mágica por uma visão crítica do mundo, partindo para a transformação do contexto vivido.
COMO FUNCIONA ESTE MÉTODO?
- PALAVRAS GERADORAS: através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos, e assim selecionam as palavras que servirão de base para as lições. Depois, nos círculos de cultura, inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.
- SILABAÇÃO: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica.
- PALAVRAS NOVAS: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.
- A CONSCIENTIZAÇÃO: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das