Pedagogia
Os conteúdos aprendidos dentro da universidade, fizeram com que a prática do estágio pudesse ser compreendida de uma forma concreta. Toda teoria já aprendida, estudada e que estava sendo discutida em sala de aula me possibilitou um diálogo e condições de compreender melhor a situação que estava sendo discutida e analisada.
Toda a teoria aprendida ao longo do curso é muito importante, porém, só quando estamos em campo, vivenciando e observando a prática, é possível perceber momentos que são decisivos e necessários para o funcionamento de uma escola. Estar presente em um ambiente escolar, com alunos reais, problemas reais e diferentes tipos de pessoas, com diferentes tipos de formação das professoras, com idades diversificadas e experiências amplas, me permitiu perceber que a educação é uma das formas de proporcionar uma percepção crítica dos fenômenos que acontecem na sociedade, e que isso cabe à escola.
O primeiro estágio que fiz foi o de docência, no quinto semestre. Ir para a prática me proporcionou grandes aprendizagens, me possibilitou pensar a teoria a partir da prática que vivenciei. A maior parte de minha escolarização foi em escolas particulares e ir para uma instituição municipal foi diferente e assustador, por muitos aspectos. O primeiro deles é a distância que há entre os discursos da academia e a realidade do ensino nas escolas. A realidade é mais difícil, mais complicada e está bem deturpada por políticas públicas pouco eficientes, fazendo da escola uma mera instituição disciplinadora, ou a única responsável por baixos índices. Outro aspecto que me chocou ao na prática foi em relação à minha formação. Ao adentrar na sala de aula, entrei também em