pedagogia
PEDAGOGIA
LUCIANA PITASSI FERREIRA MACIEL
Teresópolis
2014
LUCIANA PITASSI FERREIRA MACIEL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A DIVERSIDADE E A
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Teresópolis
2014
1
- INTRODUÇÃO
2
- DESENVOLVIMENTO
2.1 ENTREVISTA
2.2 ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abordar assuntos sobre diversidade, inclusão e o Projeto
Político Pedagógico. Segundo Silvas et al (2010) a diversidade diz respeito a diferença que podem ser vistas de duas formas: as que são construídas culturalmente tornando-se
empiricamente observáveis; e
as que
são
construídas ao longo do processo histórico nas relações sociais e nas relações de poder. É possível perceber que existe uma ligação entre a diversidade e a educação inclusiva, pois Vagula e Vedoato (2014), enfatiza, que para construir a escola da diversidade é preciso acolher a todos, independente de suas condições. Segundo a autora, na escola de todos, não há espaço para práticas que exijam o domínio de aprendizagem de todos de mesma forma, pois a inclusão acontece por meio de acesso a um currículo flexível e adaptado, atividades e materiais diversificados.
A inclusão abrange novas atitudes, materiais, recursos físicos, um currículo multicultural aberto à diversidade. É muito comum encontrarmos na escola regular práticas de exclusão aos alunos especiais, por serem diferente dos considerados “normais”. Muitas vezes associam a diferença a doenças e anormalidades ou esse indivíduo passa a ser considerado como alguém incapaz de aprender. (VAGULA; VEDOATO, 2014)
A inclusão sugere uma reestruturação das culturas, das políticas e das práticas escolares de modo que seja levada em conta a diversidade do aluno.
A
educação no Brasil é norteada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, Lei 9.394/96. Porém, dentro dessa perspectiva de trabalho, é