pedagogia
No conceito de brincar e sua importância para o desenvolvimento da criança,podemos observar entre linhas a pluralidade cultural e Ética que se faz presente neste momento onde brincar e aprender são vias de um mesmo caminho.
Nesta vivência de diferentes atividades, pode-se resgatar o patrimônio cultural de nosso pais.
Os costumes e as influências das diferentes etnias que formam o capital cultural do povo brasileiro são demonstrados de forma clara nas brincadeiras com humor e graça nos jogos vivenciados por meio da linguagem corporal e verbal.
A convivência com o outro, o respeito ás diferenças são na verdade um exercício que tem por objetivo desenvolver a maturidade e a tolerância, favorecendo sempre as interações e a conscientização de que cada pessoa é única.
Neste sentido cabe á escola desenvolver este papel de destacar a importância da amizade, o respeito ás regras das brincadeiras e jogos com o valor social, bem como a convivência harmoniosa com as diferenças.
O desenvolvimento da criança esta interligado ao brincar, de acordo com os valores sociais que lhe devem ser apresentados, desta forma o conceito de brincar se torna algo proveitoso.
O brincar é muito mais abrangente do que imaginamos, pois possibilita o desenvolvimento da convivência futura com o homem adulto, com a natureza, seus valores sociais, étnicos e morais.
Por estes motivos se faz necessário incutir na criança a importância do brincar durante sua infância.
São legitimas no ato de brincar na infância a visão do favorecimento da interação social entre as crianças, em algumas delas nota-se que as mesmas melhor desenvolvem a fala e até mesmo futuramente o ler e escrever através das atividades lúdicas.
Para que o conceito de brincar e seu desenvolvimento para a criança seja efetivo se faz necessário também á organização de espaços com materiais que conduzam a criança a total interação com seus colegas, e