pedagogia
A educação atual vem sofrendo críticas consideráveis, tanto por aqueles que a olham externamente como por aqueles que estão diretamente envolvidos no processo. Isso tem aberto vários pontos de discussão, inclusive sobre o que é ensinado. Refletir sobre a educação demanda um olhar mais focado sobre a educação escolar e a ação dos profissionais que nela atuam
Este trabalho foi feito em busca de conceituar o que a criança, os pais e os professores pensam sobre o espaço educativo. À princípio foram feitas três perguntas: O que seria uma boa escola para você?
Quais os desafios enfrentados pela educação?
Como você ver uma educação de qualidade?
Logo após foi feito uma conclusão através de um texto de análise teórico-reflexiva.
Nesse sentido, a preocupação com a temática da educação se expressa mediante estudos e investigações, com diferentes enfoques e níveis de abrangência. Assim, investiga-se a escola, como unidade do sistema escolar e como espaço de socialização do saber culturalmente acumulado, mediado pelas novas exigências que se colocam.
a “boa” escola seria aquela que conseguiria fazer aprender aqueles que não aprenderiam apesar da escola, aqueles que não têm o que citamos que os bons têm: aquelas condições extra-escolares que fazem de um aluno, um bom aluno.
Esta sim, seria uma boa escola, que atenderia a todos, sem eliminação da massa e sobrevivência dos ”mais fortes e mais adaptados”. Uma escola para uma nova sociedade a escola da responsabilidade, aliada à escola do prazer, do desenvolvimento das potencialidades. Essas são as escolas que mais se aproximam do aluno e o colocam no mundo de hoje, estruturado em suas próprias bases, estruturado na escola do pensar.
A boa escola orienta os alunos em métodos de estudo, ensina a aprender
A escola não pode deixar de entender e trabalhar
A motivação é uma grande aliada da dedicação e ela vem de várias maneiras, visto que cada aluno capta