Pedagogia
PAIVA, Marlúcia Menezes de. Movimentos em educação e cultura popular no RN: as escolas radiofônicas. In: AZEVEDO, Alessandro de. Estudos e práticas de Educação de Jovens e Adultos na universidade. Natal, R.N: Editora UFRV, 2009. P. 161.182
Identificação do texto
Assunto: Movimento em educação e cultura popular.
Tema abordado: As escolas radiofônicas no R.G. na formação de jovens e adultos.
Autora: Professora Associada II do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação. Pesquisa sobre educação e movimento sociais e institucionalização da escola primária na República.
Forma de apresentação do texto
A autora narra a trajetória dos movimentos socioeducacionais realizados pela Igreja Católica, as implantações das Escolas Radiofônicas no Rio Grande do Norte, em uma época que os poderes públicos negligenciavam os problemas da região nordeste, o Rio Grande do Norte apesar de ser um dos seus estados mais pobre destacou-se nas experiências educacionais.
Como a Igreja Católica conseguiu implantar as Escalas Radiofônicas na zona rural e a preocupação com o homem do campo, sendo um dos seus maiores objetivos proporcionar educação de base e introduzir técnicas avançadas de trabalho no meio rural, assistência médica e sem se descuidar da educação religiosa. A autora também narra que apesar das precariedade das salas de aula, a escola foi um sucesso. O surgimento do Movimento de Educação de Base ( MEB ) e através do seu poder a Igreja firmou um acordo com o Governo Federal e as Escolas Radiofônicas foram implantadas em vários estados. Consequentemente ocorreram melhoria com as mesmas.
Tipo de texto: Ideológico , pedagógico ,histórico e cientifico
Ideológico por apresentar os movimentos liderados pela Igreja Católica com objetivos de alfabetizar os jovens e adultos e amenizar a situação precária que vivem os homens do campo, utilizando dessa ação educativa para fortalecer a fé dos cristãos, com o seu projeto de