Pedagogia
Leitura e os sentidos do texto
A leitura é essencial em nossas vidas e é muito importante que ela seja estimulada desde a infância. A escola tem um papel fundamental para esse aprendizado para a formação de leitores competentes.
Mas o que seria concepção de leitura? Para nós, concepção de leitura é a forma que o leitor compreende o texto, e ela varia de acordo com o conhecimento de mundo de cada pessoa.
Na concepção de língua, o texto é resultado do pensamento do autor, sendo ele soberano nas suas vontades e ações, assim a leitura passa a ser um processo de captação das ideias do autor.
Existe a concepção de língua como estrutura, onde todo fenômeno de todo comportamento individual está sobre a consideração do sistema linguístico ou social, e também a concepção de língua como código, onde o texto é resultado da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor bastando a ele o conhecimento do código usado.
Na interação autor-texto-leitor percebemos que há construção do sentido para melhor compreensão do texto por meio de estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação.
Nas estratégias de leitura o leitor põe em prática as concepções anteriores para construir o sentido do texto, esperando que o mesmo critique, contradiga e avalie a informação do texto para que assim possa dar significado e sentido ao que se lê.
Os objetivos de leitura podem ser muitos, como o de se manter informado, obter conhecimento, para consultas ou mesmo por prazer, e também os textos que somos “obrigados” a ler diariamente.
A leitura e a produção de sentido é uma atividade que depende do conhecimento linguístico e do conhecimento de mundo que cada um de nós carregamos consigo,