Pedagogia
De acordo com as autoras,a palavra brincar não se relaciona apenas as atividades da criança, pois em todas as faixas etárias, embora as crianças os pratiquem de forma mais freqüente e com mais liberdade.
Quando as crianças brincam observa-se a satisfação que elas experimentam ao participar das atividades. Sinais de alegria, risos, certa excitação são componentes desse prazer, embora a contribuição do brincar vá bem mais alem de impulsos parciais. A criança consegue conjugar seu mundo de fantasia com a realidade, transitando, livremente, de uma situação a outra. Há uma ação psicofísica na consecução dos objetivos: no ato de brincar, a criança propõe-se a fazer algo e procura cumprir sua proposição (Garcia e Marques 1990, p 11).
Segundo elas, o significado da atividade lúdica na vida da criança pode ser compreendido melhor considerando os seguintes aspectos:
Preparação para vida;
Liberdade de ação;
Prazer obtido;
Possibilidade de repetição das experiências;
Realização simbólica dos desejos. (Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil)
Para Piaget (1977), as atividades lúdicas fazem parte da vida da criança. O autor identifica três tipos de brincadeiras: brincadeiras de exercícios, brincadeiras simbólicas e brincadeiras regradas. O nosso foco maior seria nas brincadeiras simbólicas e regradas, pois é onde se encaixa na faixa etária dos 2 aos 7 anos de idade e é a idade que estamos trabalhando.
No caso das brincadeiras simbólicas, o objeto perde seu valor em si e passa a estar em função daquilo que a criança representa no momento. Por exemplo, pedrinhas podem representar coisas para comer. Os símbolos usados são individuais e