pedagogia
A Força do Trabalho Interdisciplinar
“A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.
Explorar o espaço que a criança tem em sua volta deve sempre ser feito de forma prazerosa e informativa. As experiências vividas em sala de aula e as brincadeiras estimuladas na infância podem identificar na criança o seu comportamento, suas atitudes e seu caráter, pode desenvolver desde cedo sua personalidade e suas habilidades, a criança desde o primeiro momento consegue explorar tudo a sua volta e o mais importante, manifestar seus sentimentos. A interdisciplinaridade em sala de aula estimula muito isso. Uma experiência importante para os alunos do 2° ano do ensino fundamental foi o trabalho realizado em sala de aula envolvendo as disciplinas de Artes, Língua portuguesa e Educação Física.
O tema do trabalho realizado foi CORES, o encantamento das crianças e a empolgação foram nítidos. Nas disciplinas o trabalho foi dividido da seguinte forma:
- Artes: pintura do arco-íris com tinta guache, pintura de frutas, flores e pinturas livres.
- Educação Física: trabalhar a psicomotricidade com várias bolinhas ou bloquinhos coloridos separando-as em suas caixas correspondentes. Exemplo: cores azuis na caixa azul, cores amarelas na caixa amarela e assim sucessivamente.
- Português: Trabalhar a receita do bolo arco-íris, trabalhando a escrita correta de ch, x, colher de sopa, colher de café, etc.
O trabalho com o tema CORES teve a duração de três dias, o impacto foi muito produtivo, as crianças tiveram muito prazer em trabalhar as cores, ter contato com o colorido. No primeiro