Pedagogia
Concepção de Educação
John Dewey era filósofo, defendia a democracia e a liberdade de pensamento, foi reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo.
Foi responsável pela educação progressiva durante a primeira metade do século XX.
Dewey criticou e ampliou a filosofia da educação democrática que existia em Rousseau e Platão, em Rousseau existia a valorização do individuo, e em Platão a influência da sociedade na qual o individuo se colocava para Dewey o saber e habilidade que o estudante adquiria fosse integrada a vida como cidadão e como pessoa.
Também foi um pioneiro em psicologia funcional, o seu interesse pela pedagogia nasceu da observação que fazia da escola que orientava valores tradicionais e não as descobertas da psicologia, e também não acompanhava os avanços políticos e sociais.
Como era defensor da democracia participava de vários movimentos sociais.
Pensava muito na concepção de educação e pensava; você já pensou a necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos?
De prepará-los para questionar a realidade? De unir a teoria com a prática? De problematizar? Por isso influenciou educadores de todo o mundo, um dos seus principais objetivos era educar como um todo, se preocupando com o crescimento físico, emocional e intelectual da criança.
Partia da tese de que os alunos aprendiam mais realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados, algumas atividades manuais criativas passavam a ganhar destaque e as crianças passavam a serem estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.
Com isso a democracia ganha peso e é defendida por Dewey não só no campo institucional, mas também no interior das escolas.
A idéia central de Dewey era o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e do espírito crítico do aluno.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/john-dewey-428136.shtml
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey-307892.shtml