Pedagogia
o despertar para a leitura
Ribeirão das Neves
2014
CLÁUDIA MARIA RIBEIRO
o despertar para a leitura
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da matemática na Educação infantil; Ensino de Arte e Música: SeminárioV e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão .
Professores: Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Lara Cava, Raquel Franco.
Ribeirão das Neves
2014
O DESPERTAR PARA A LEITURA
Identificação da instituição: Escola Municipal Recanto da Mata
Carga horária: durante o ano letivo
Quem se torma respónsavel em aplicar o projeto: Professora regente, com a orientação da pedagoga.
Conteúdo: A literatura infantil, contos , poesia e as historias em quadrinhos.
Introdução:
Ao ouvir a pedagoga falar sobre a descoberta da leitura, que leva as pessoas a imaginar e sonhar com um futuro diferente.
A literatura cria mundos distantes e torna tangível o sonho de uma infancia feliz. Também a arte transforma a água em vinho. E é possível multiplicar aos pães entre letras, silêncio e utopias.
JUSTIFICATIVA: Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente.
Se é importante para o bebê ouvir a voz amada e para a criança pequena escutar uma narrativa curta, simples, repetitiva, cheia de humor e de calidez, para a criança em fase escolar ouvir historias também é fundamental. Ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair , o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo ( a mesma história ou