Pedagogia
em busca de qualidade na educação
CONCÓRDIA
2013
ana cristina
em busca de qualidade na educação
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Políticas Públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional, Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Metodologia Científica, Seminários III, Compreensão e Raciocínio I.
Prof. Melina Klaus, Cyntia França, Samira Kfouri, Vilze Vidotti Costa e Okçana Battini
Tutora de Sala: Cláudia Wolff Kauling Gatti
CONCÓRDIA
2013
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
O IDEB foi lançado no bojo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Na verdade, não é um plano, mas um conjunto de programas e de ações do Ministério da Educação, envolvendo Educação Básica e Educação Superior nas suas distintas modalidades e etapas. No interior do PDE, existe o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que prevê elaboração, pelos estados e pelos municípios, do Plano de Ações Articuladas (PAR). Então, entre outros objetivos, concretamente, a existência do IDEB permitiu ao governo federal ter prioridades em termos de assistência técnica e financeira da União a