Pedagogia
Favorecer os processos de construção da Identidade e Autonomia;
Apropriação de diferentes linguagens por meio da articulação entre os seguintes eixos de trabalho: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
Objetivos Gerais:
De forma geral o planejamento busca dar oportunidades para que a criança possa:
ampliar sua capacidade de autoconhecimento e, consequentemente, de se comunicar e interagir socialmente, estabelecendo vínculos afetivos positivos com outras crianças e adultos; apropriar-se dos conhecimentos e bens culturais constituídos historicamente, utilizando as diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, plástica, musical, matemática) e construindo significados que lhe permitam elaborar e reelaborar essas aprendizagens.
Oferecer oportunidade para a criança se desenvolver nos aspectos cognitivos, motor, afetivo, social e na linguagem oral e escrita.
Proporcionar condições para a criança desenvolver seu auto conceito, independência, pensamento crítico, responsabilidade, espírito cooperativo e amizade.
Ação do professor:
responsabilizar-se pelas estratégias e por praticá-las favorecendo a aprendizagem e evidenciando o gosto em aprender a aprender, bem como o vínculo, a reciprocidade, a intimidade do pensar em que o mediador e mediado estão envolvidos; privilegiar o que a criança, por si só, puder descobrir. Esse princípio caracteriza a atividade construtiva e a criança ativa. Ou seja, prioriza-se o entendimento e não a mecanização de determinados comportamentos; oferecer desafios possíveis e ao mesmo tempo em que exige empenho da criança para resolvê-los; respeitar as respostas construídas pelas crianças, encaminhando questionamentos para que, gradualmente, elas possam “tomar consciência” das contradições. As respostas das crianças constituem-se em manifestações da busca em direção a uma forma superior de conhecimento e, uma vez superadas,