pedagogia
1.1 Conceito de desenvolvimento
Ao iniciarmos a primeira leitura deste módulo, vamos caracterizar o desenvolvimento humano, e para isso é necessário conhecermos os seus distintos conceitos. Dessa forma, vamos investigar como a compreensão do desenvolvimento humano tem influenciado a educação e também as práticas adotadas em várias épocas.
Como Becker (2001) aponta, os modelos epistemológicos estão estreitamente ligados aos modelos pedagógicos, isso significa que a concepção do homem e de sua relação com seu ambiente estruturam a nossa forma de pensar os processos ensino-aprendizagem.
Na verdade, elas contribuíram para a elaboração e tendências pedagógicas distintas, como por exemplo, a visão construtivista do homem e a tendência educacional crítico-reflexiva.
Apesar da aprendizagem e do desenvolvimento humano serem preocupações antigas, a sua perspectiva como ciência é recente na história, isto é, a partir da metade do século XIX que eles se constituem e são reconhecidos como fenômenos importantes para a compreensão do ser humano.
A ciência do desenvolvimento humano investiga as transformações sistemáticas e constantes da pessoa em sua trajetória de vida, caracterizando os aspectos normativos, isto é, aqueles esperados pela cultura e que caracterizam todos ou grande parte da pessoa de uma espécie, pertinentes aos aspectos biopsicossociais, por exemplo, a puberdade ou mesmo o envelhecimento. Também se volta àqueles atípicos que retratam as variações individuais, por exemplo, o nascimento de uma criança com necessidades educativas especiais. Porém, na investigação ligada aos dois aspectos, busca-se assegurar a interação entre o ambiente físico, o social e o psicológico como um sistema integrado, dentro de um grupo ou sociedade em particular (LITTLE, 2000). Por essas condições, ela é uma ciência interdisciplinar e multirreferencial já que se beneficia dos conhecimentos gerados nas disciplinas