pedagogia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Fabiana Sampaio Silva Assenço
Jaíne Leite de Carvalho
Juscimara Benevides Santos
Mark William Alves da Silva
Shirlei Pereira do Amaral Silva
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Língua Brasileira de Sinais”, sob orientação do professor-tutor a distância Dr. Rerison Rodrigues de Oliveira.
Valparaíso de Goiás
2013
Introdução
Muito se tem falado ultimamente sobre a democratização, em múltiplas áreas, seja na saúde, na economia, na política e a educação, como uma espinha dorsal da estrutura social, não pode ficar alheia a tal democratização. Democratizar a educação perpassa por proporcionar a todos, condições iguais de acesso à aprendizagem. Nesse ínterim, a legislação em vigor estabelece o acesso à educação para as pessoas deficientes, preferencialmente na rede regular de ensino. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96) institucionaliza a Educação Especial como uma modalidade de educação, consagrando nos artigos 58, 59 e 60 aquilo que, em tese proporciona as condições legais para a inclusão das pessoas com deficiência, respeitando no mais suas condições e particularidades.
Por ocasião deste trabalho, por meio das pesquisas realizadas e análise dos vídeos, abordaremos a temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social, mencionando a importância da Língua Brasileira Sinais – LIBRAS, e também abordaremos a cultura surda em seus aspectos particulares, de relevância para a aproximação entre grupos ouvintes e surdos, promovendo assim a inclusão social. Serão apresentadas ainda algumas atividades pedagógicas sugeridas pela equipe, com vista a possíveis intervenções estratégicas numa sala de aula regular com alunos surdos.
A surdez nas perspectivas médica, educacional e cultura,