Pedagogia
O incentivo à aprendizagem é o conjunto de estimulo que despertam nos alunos a sua motivação para aprender, de forma que suas necessidades, interesses, desejos, sejam canalizados para as tarefas de estudo. todas as nossas ações são orientadas para atingir objetivos que satisfaçam as nossas necessidades fisiologicas, emocionais,sociais de auto-realização.
A motivação é, assim, o conjunto das forças internas que impulsionam o nosso comportamento para objetivos e cuja direção é dada pela nossa inteligencia. Entretanto, as forças internas do nosso organismo são condicionadas por forças externas que o ambiente social: a familia, as relações sociais nas quais estamos envolvidos, os valores culturais dos diversos grupos sociais, os meios de comunicação e, evidentemente, a escola e os professores.
Na consideração das condições globais em que se realiza o trabalho docente,precisamos ter em conta tanto a condições internas dos alunos quanto as influencias externas da sociedade e do ambiente.
Por exemplo, uma criança que não se movimenta muito na sala, levanta-se toda hora, mexe com os outros, não deve ser vista,sem mais nem menos, como indisciplinada. Ela pode estar buscando o objetivo de satisfazer a necessidade de atividade, ou a necessidade de chamar atenção sobre si ou outra necessidade que nem nós conseguimos identificar. Entretanto, essa criança esta numa sala de aula, ao lado de outras crianças, com a finalidade de estudar e cumprir tarefas objetivas exigidas pela escola. Isso significa que a necessidade de atividade ou de chamar atenção precisa ser canalizada para um objetivo socialmente determinado. Em outras palavras, as tarefas cognoscitivas devem ter força suficiente para despertar os motivos da criança para o estudo, pois ela pode "aprender" também a necessidade do estudo.
Podemos dizer, então, que a motivação influi na aprendizagem e a aprendizagem influi na motivação. Na prática da sala de aula, o que