pedagogia
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA - PARFOR
DISCIPLINA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
PROFESSORA ELIZABETH MACIEL
Para colaborar com o parto de uma humanidade nova1
Cleciana B.Camara2
O encontro sobre educação para paz. É o tema abordado pelo autor, que questiona a educação, que há vários anos está desgastada e repetitiva. Como vive o educador? Qual é a sua missão de educar para a paz?
São hipóteses relevantes no texto, uma das críticas referente ao educador citada pelo autor é:
“Para verdadeiros mestres arte bela e exigente de educar para paz, no contexto de uma estrutura escolar que não foi pensada para educar para a paz e sim para legitimar e fortalecer o status quando do sistema vigente em nosso país e no mundo”. (BARROS, p.1).
A comparação dos estudantes brasileiros em relação aos estudantes dos outros países é uma crítica bem realista, pois eles se mobilizam, protestam, vão à luta por uma educação de melhor qualidade. E nos perguntamos no Brasil isto acontece?
São poucos os estudantes que tem está preocupação, que reivindicam seus direitos e cobram dos governantes uma educação de qualidade.
Chega até em se pensar, em que as pessoas estão perdendo o “espírito de luta” e os educadores perdendo a missão de dialogar e criar novos desafios.
Um referencial da educação brasileira é Paulo Freire que revolucionou o ensino e mostrou que a educação não se faz sozinha:
“Paulo Freire já nos ensinava: A educação sozinha não mudará o mundo, mas nenhuma mudança profunda se fará sem a educação”. (BARROS, p.2)
A educação precisa de todos, de conscientização das pessoas, senso de justiça e transformação social.
Sempre houve líderes, educadores e filósofos preocupados em transformar o mundo, e vários deles criticam como são tratadas as pessoas excluídas da sociedade como por exemplos: negros, pobres, refugiados, clandestinos, pessoas de outas religiões e culturas diferentes são marginalizados pela classe