Pedagogia
GRADUAÇÃO – 3 anos
FACULDADES DE PINHAIS
- F A P I –
2008
FACULDADES DE PINHAIS - F A P I -
MANUAL DO ESTAGIÁRIO
JUSTIFICATIVA
A proposta deste manual é traçar um caminho com algumas informações sobre o estágio, com intuito de organizar as atividades que realizar-se-ão no correr do ano;
As atividades que constam listadas nos cronogramas deverão ser planejadas, executadas e avaliadas num fazer e refazer no cotidiano da prática docente e discente.
O desafio central das ações é de sempre refazê-las olhando o processo educativo sob este prisma, será possível analisar criticamente a trajetória da realização do estágio, detectar possíveis dificuldades na tentativa de enfrentá-las e superá-las.
Além de refazer as ações quando necessárias, todas as propostas desenvolver-se-ão num processo dialético de análise onde “aprender a aprender” será o princípio básico norteador do desenvolvimento da práxis.
Através das atividades, chega-se ao conhecimento que assim “compreendido valoriza o saber pensar e o aprender para melhor intervir e inovar” (Demo, 1995).
Neste processo há de surgir novas propostas arrojadas numa perspectiva incessante da melhoria do ensino, tendo como análise básica a realidade pedagógica do contexto em que vivemos e o estágio é uma oportunidade de se vivenciar várias realidades, na busca de soluções para os problemas detectados, oportuniza uma troca de experiências e um aprofundamento dos conhecimentos teóricos no momento de colocá-los na prática.
OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBJETIVOS GERAIS • Reformular, em caráter experimental, o estágio supervisionado, através da realização, por parte do estagiário, de uma observação acurada das diferentes realidades educacionais, de propostas inovadoras capazes de promover o contato e o conhecimento dos métodos usados nas instituições de ensino visitadas
• Promover uma atitude