Pedagogia
TEMA: A ESCOLA E A CLASSE HOSPITALAR, JUNTAS PARA UMA MANUTENÇÃO DO VINCULO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, INTELECTUAL, PSICOLÓGICO E SOCIAL.
JUSTIFICATIVA: No desenvolvimento de ações integradas juntamente com a escola e o hospital no atendimento educacional do aluno internado se encontrando impossibilitado de frequentar as aulas e na medida do possível ele possa conseguir ter o mesmo conteúdo e a carga horária da escola, assim permitindo que continue acompanhando o currículo, através das atividades feitas nas classes hospitalares podendo auxiliá-lo na sua recuperação clínica, ocupando o tempo e a mente, diminuindo o tempo ocioso.
SITUAÇÃO PROBLEMA: Ponderando as observações em relação as práticas educativas em ambiente hospitalares, na preocupação com o distanciamento do aluno do universo escolar, para propiciar formas de aprendizagem e socialização, buscando manter a aquisição de conhecimento e ao mesmo tempo fazendo parte do cotidiano da criança dentro do ambiente hospitalar.
PÚBLICO ALVO: Alunos que se encontram impossibilitados de frequentar as aulas em escola regular, em razão de tratamento de saúde; a comunidade familiar, escolar, hospitalar e social.
OBJETIVOS:
- Onde se pretende conscientizar, discutir e ampliar trocas de ideias dos profissionais de educação e da saúde, proporcionando uma melhor qualidade de vida, onde se necessita de um cuidado e um olhar especial para um atendimento individualizado, tanto no atendimento domiciliar ou hospitalar.
- Buscar estratégias que ajudem a sensibilizar os agentes de educação, os agentes da saúde, priorizando o desenvolvimento de modalidades educacionais, no atendimento educacional à criança hospitalizada, visando à troca de experiências e reflexão, oferecendo ferramentas para o melhor meio de desenvolvimento da modalidade educacional hospitalar.
- Explorar uma relação com a