Pedagogia
Existe uma relação recíproca e necessária entre professor e aluno que se completam pelas atividades do processo (ensino) e do aluno (aprendizagem).
A unidade ensino aprendizagem- aprendizagem se concretiza na interligação de dois momentos indissociáveis – transmissão/assimilação ativa de conhecimentos e habilidades dentro de condições específicas de cada situação didática.
As relações entre professor, aluno e matéria não são estáticas, mas dinâmicas; por isso falamos da atividade de ensino como um processo coordenado de ações docentes. Portanto, a condução desse processo como qualquer atividade humana, requer uma estruturação dos vários momentos de desenvolvimento da aula ou unidade didática.
As características do processo de ensino.
O processo de ensino é um conjunto de atividades organizadas do professor e dos alunos, visando alcançar determinados resultados (domínio de conhecimentos e desenvolvimentos das capacidades cognoscitivas), tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos.
O ensino é um processo que se caracteriza pelo desenvolvimento e transformação progressivas das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades e sua aplicação na vida prática.
O processo de ensino tem um caráter intencional e sistemático, em virtude do qual são requeridas as tarefas docentes de planejamento, direção das atividades de ensino, aprendizagem e avaliação. Obedece a uma direção, orientando-se para objetivos conscientemente definidos. Implica passos gradativos de acordo com critérios de idade e preparo dos alunos.
Conteúdos do saber escolar.
São