Laudos sobre a vida de Boris Kossoy
WAGNER MATHEUS
LAUDOS SOBRE A VIDA DE BORIS KOSSOY
Rio de Janeiro/RJ
2013
LAUDOS SOBRE VIDA DE BORIS KASSOY
1 INTRODUÇÃO
Boris Kossoy é um fotógrafo, pesquisador, historiador e professor brasileiro.
Kossoy foi responsável pelo resgate histórico da pesquisas que comprovaram a invenção paralela da fotografia no Brasil por Hércules Florence, trazendo reconhecimento mundial a esse inventor.
Nasceu em São Paulo, em 1941, tendo se firmado desde a década de 1970 como um dos principais teóricos e historiadores da fotografia no Brasil. Teve papel determinante também no campo da administração cultural, tendo sido diretor do Departamento de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo no período compreendido entre os anos de 1976 e 1978; presidente da Comissão de Fotografia da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, entre 1979 e 1983; diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, de 1980 a 1983; bem como coordenador de atividades culturais do Centro de Convenções Rebouças.
Formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie (1965), obteve os graus de mestre (1978) e de doutor (1979) pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Começou a lecionar em 1973, na faculdade de Comunicação Social Anhembi, passando depois pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, e pelo Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação da USP, onde começou a lecionar em fins da década de 1980, obtendo a livre-docência em 2002.
O Fantástico sempre esteve contido na obra fotográfica de Boris Kossoy, segundo sua própria definição “todo registro é obtido a partir de um complexo processo de criação/construção do fotógrafo; portanto, trata-se de uma elaboração que tem o ficcional como componente constituinte – por natureza. A fotografia sempre se presta – ou é planejada – a atender