pedagogia
2. DELIMITAÇÃO DO ESTUDO A interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior no Município de Manaus.
3. PROBLEMA:
Quais as implicações da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior?
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL:
Analisar as implicações da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Verificar a trajetória do professor como sujeito de transformação.
Analisar a prática de ensino na formação superior.
Entender a interdisciplinaridade como um instrumento viabilizador do processo de aprendizagem no Ensino Superior.
5. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento das ciências e os avanços da tecnologia, a partir do século XX, constataram que o sujeito pesquisador interfere no objeto pesquisado, que não há neutralidade no conhecimento e que a consciência da realidade se constrói num processo de interpenetração dos diferentes campos do saber. Nota-se uma necessidade urgente em situar o ensino e a universidade na concretização de novas formas de saber, no entendimento do Homem e do Universo, revitalizá-lo na dignificação humana e no respeito pela diversidade.
Apesar disso, ao sistematizar o ensino do conhecimento, os currículos escolares ainda se estruturam fragmentadamente e muitas vezes seus conteúdos são de pouca relevância para os alunos, que não vêem neles um sentido. Para maior consciência da realidade, para que os fenômenos complexos sejam observados, vistos, entendidos e descritos torna-se cada vez mais importante a confrontação de olhares plurais na observação da situação de aprendizagem.
Nesse contexto, a interdisciplinaridade surge como prática pedagógica, assumida como uma nova visão formadora, como uma política de transformação dos saberes necessários à formação do homem, que já não pode conceber tempo e espaço na universalidade expressa em uma só linguagem, mas como elementos que se