Pedagogia
Este trabalho aborda a concepção e objetivo da Didática, e discute as diversas praticas pedagógicas, enfatizando a visão critica e transformadora sobre plano de aula. Os objetivos é construir um marco teórico, para pratica e a identidade profissional docente, considerando contextualizar a pratica docente e seus entrelaçamentos sociais, políticos, econômicos e culturais, provocarem uma reflexão sobre as origens didáticas e sua função mediadora na construção da identidade profissional, destacar aspectos significativos na formação de professores e analisar a relação entre teoria e pratica no fazer pedagógico. É necessário pensar em Didática para alem de uma simples renovação nas formas de ensinar e aprender. Didática é um dos ramos da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e modos de realização do processo de ensino, cabe a Didática converter objetos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, alem de selecionar conteúdos e métodos de acordo com esses objetivos, a fim de estabelecer vínculos entre ensino e aprendizagem.
A disciplina de didática deve desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da didática.
A Didática e as metodologias específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si relações recíprocas. A Didática trata da teoria geral do ensino. As metodologias específicas, integrando o campo da Didática, ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais. A Didática, com base em seus vínculos com a Pedagogia , generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das ciências que dão embasamento ao ensino e a aprendizagem e das situações concretas da prática docente. Com